sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Elegância masculina: veja 8 dicas para não errar no trabalho

Para  os homens que ainda afirmam que não se importam com o que vestem, fiquem sabendo que moda e roupa de trabalho são coisas distintas e que os looks das passarelas mundo afora não entram no ambiente de trabalho. Para o escritório, roupas formais, com bons materiais e acabamentos são ideais.

O desinteresse pela moda, no entanto, não significa que os homens não estejam preocupados em passar uma boa impressão. "Vejo pelo meu trabalho de consultor de imagem que a cada dia mais homens me procuram preocupados com a imagem que transmitem aos outros. Lembrando que muitos falam da boca para fora que não se preocupam, mas não desgrudam de revistas e sites relacionadas à moda e à imagem! Puro machismo", afirmou Alexandre Taleb, consultor de Imagem e personal stylist, membro da AICI - USA - Association of Image Consultants International.
Para garantir esse resultado, veja 8 dicas essenciais para não fazer feio no quesito elegância durante o trabalho:



Renovar as peças 
Se você não gosta de fazer compras e sente-se desconfortável na presença de vendedores de lojas, saiba que a cada temporada é preciso apenas renovar alguns itens do guarda-roupa para evitar ir ao trabalho com roupas ou acessórios desgastados. "O certo é adquirir algumas peças para renovar. Geralmente casacos e peças pesadas duram mais, mas as camisas, camisetas e calças, dependendo do uso semanal, depois de uma estação, podem ser renovadas", disse Alexandre.

Quanto aos sapatos, alguns modelos marrons acabam até ficando interessantes com o uso, mas o preto deve ser trocado sempre, pois quando desgastado fica horrível.

Fuja do rebanho 
Pode parecer mais fácil seguir combinações de cores usadas pelos demais homens do escritório. Não é raro ver grupos inteiros com a mesma cor de camisa e, até mesmo, de gravata. Apesar de a moda masculina mudar em detalhes sutis, tente pensar em combinações novas de tons. "Isso acaba demonstrando falta de informação com insegurança. Alguns homens têm medo de se destacar no grupo e parecer um peixe fora d'água", afirmou o consultor.



Não é bicho de 7 cabeças 
Segundo Alexandre, 100% dos seus clientes falam que não sabem se vestir. A queixa geral é a de que não sabem combinar sapato, meia, calça e cinto para o trabalho. Aí vale perder cinco minutos para se olhar no espelho, coletar informações com a companheira, colegas de trabalho e de outras áreas sobre o que sua imagem pessoal transmite e depois sair em busca das peças certas. O trabalho do consultor de imagem também é importante e pode ser a solução. Os extremos, homens muito altos e muitos baixos, por exemplo, provavelmente devem precisar fazer ajustes nas roupas ou mandar fazer sob medida.

Erro grave 
Diferente das mulheres, muitos homens parecem não se importar com detalhes que podem estragar a elegância, como uma calça com marca de ferro, meias com aspecto envelhecido e cintos e sapatos gastos. Além disso, um aspecto imperdoável que compromete a elegância é a combinação errada da cor da calça e dos sapatos. Alexandre Taleb explica como acertar. É muito simples: a meia deve ser sempre da cor do sapato. Ou seja, meia preta sempre com sapato preto.

Azul e cinza 
"O que mais vejo no dia a dia e está totalmente errado são homens usando costume azul-marinho ou cinza com sapato preto!", diz o consultor. Esses tons devem ser combinados com sapatos e meias marrom-escuros, num tom próximo ao do café. É simples: Calça ou costume azul-marinho e cinza deve ser usado com sapato, meia e cinto marrom-café. Calça ou costume preto deve ser usado com sapato, meia e cinto preto.



Sem costume 
Homens que não precisam usar costume (calça e paletó), para trabalhar, mas que ainda necessitam de um visual formal, não podem abrir mão da camisa social. Para eles, o consultor recomenda calça social reta com a perna mais estreita e camisa slim fit, mais ajustada ao corpo, mas sem estar apertada. "Dá um ar muito elegante e moderno ao visual", afirmou. Lembrando de combinar o tom certo do sapato em relação à calça!".


Nenhum comentário:

Postar um comentário